Itajaí, polo tecnológico para sua empresa
polo.jpeg

Itajaí, polo tecnológico para sua empresa


Você sabia que Santa Catarina é o estado com maior crescimento de empresas de tecnologia?


Sim, estudo recente da Tech Report 2020, demonstrou que mesmo com a menor população entre os estados comparados, SC cresceu 11,8% nos últimos quatro anos, em se tratando de abertura de empresas de tecnologia.

O Estado já ocupa o sexto lugar entre os maiores ecossistemas de tecnologia do País. O Vale do Itajaí é a segunda região mais representativa do estado com 27,4%, perdendo apenas para a capital, a região da Grande Florianópolis com 32,5%.

Mas o que isso quer dizer?

Que com uma atuação online cada vezes mais acentuada as empresas podem estar fiscalmente onde bem entenderem. Ou melhor, onde tiver os melhores benefícios e facilidades de maneira legal e sustentável.

O fato de Itajaí (município que se encontra na região catarinense do Vale do Itajaí) e que representa o segundo PIB (Produto Interno Bruto) do Estado, tem transformado a cidade também numa referência para indústrias do polo tecnológico.

Inclusive, a série história do crescimento do PIB catarinense demonstra que o Estado tem lidado bem com as crises. Já que entre 2002 e 2019 seu PIB anual passou de R$ 54 bilhões para R$ 317 bilhões, participando ainda mais do PIB nacional.

Mas para que direção isso nos leva?

Em virtude desse cenário que já vinha se criando em torno da região, o município de Itajaí recebeu em 2017 um dos Centros de Inovação do Estado. Uma área destinada ao desenvolvimento e potencialização da região para um ecossistema tecnológico.

Essa evolução também está presente na forma que o Estado e o município lidam com a abertura de empresas.

‘Calcanhar de aquiles’ no Brasil, devido ao processo extremamente burocratizado, a abertura de empresas por aqui já ganhou algumas facilitações. (Entenda passo a passo como abrir a sua empresa aqui)

Hoje a consulta de viabilidade para um endereço fiscal em Itajaí pode ser efetivada de maneira digital, pelo REGIN - Sistema de Registro Integração.

O Regin integra os órgãos públicos envolvidos no registro de empresas, como Junta Comercial, Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Receita Federal, Secretaria de Fazenda Estadual e Prefeituras, com a finalidade de desburocratizar os processos de abertura e alteração de Empresas.

Mas além dessas facilitações, entenda por que realmente abrir uma empresa hoje no estado catarinense, e em Itajaí tem outras vantagens aqui.

Posts Relacionados